" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
A Verdade Que Liberta
Ninguém Deixado para Trás
Com certeza você já deve ter ouvido o ditado popular:"A voz do povo é a voz de Deus." Muitas vezes percebemos o clamor popular como algo positivo e benéfico.No entanto,em outras ocasiões,notamos as multidões fora de si,inclinando-se para a futilidade e o erro.
Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus.Aliás,biblicamente,o erro e,por vezes,a falta de fé são ligados à multidão ou à maioria.
    Um rápido exercício de memória nos leva a constatar isso.Os gentios sempre foram a maioria em relação ao povo judeu,nem por isso tinham a verdade.Foi a voz de uma multidão que condenou Cristo à morte e perdoou o marginal Barrabás.A maioria absoluta estava errada e morreu por ocasião do dilluvio.Somente Noé e sua família estavam certos e foram salvos.
    Por outro lado,na Bíblia,muitas vezes uma minoria mantém a verdade e a defende.Foi assim com os discípulos,com a Reforma Protestante;e, infelizmente,é asim hoje.
    A verdade bíblia continua inpopular pelos padrões humanos e desprezada pela maioria.Isso deve ser um aviso a todo cristão sincero que busca a vontade de Deus.É por isso que Jesus nos encaminha ao estudo da Palavra de Deus."Examinai as Escrituras,porque julgais ter nelas a vida eterna,e são elas mesmas que testificam de Mim" (João 5:39).
    Ao examinar as Escrituras,você sabe qual é uma das verdades mais afirmadas?Essa verdade sintetiza o amor de Deus e é a mais vibrante esperança.Acertou se você pensou na "volta de Jesus"!Há cerca de 2.500 referências bíblicas ao tema.Deus apresenta essa promessa de forma enfática.Nada pode ser mais belo,nada pode aquecer mais o coração do que esprar Jesus voltar.Aquele que nunca quebrou uma unica promessa declara que virá outra vez e nos levará de volta para casa!Ele diz:"Não se turbe o vosso coração;credes em Deus,crede também em Mim.Na casa de Meu Pai há muitas moradas.Se assim não fora,Eu vo-lo teria dito.
    Pois vou preparar-vos lugar.E,quando Eu for e vos preparar lugar,voltarei e vos receberei para Mim mesmo,para que,onde Eu estou,estejais vos também" (João 14:1-3).
    Essa verdade parece ser aceita por protestantes,católicos,evangélicos e pentecostais.Ao menos em um ponto todos concordam,certo?Errado.Embora todos creiam que Jesus vai voltar,há muita divergência acerca de como isso acontecerá.Embora a Bíblia seja clara e simples,o ser humano não resiste à tendência de especular e elaborar ideias nem sempre verdadeiras.Veja o que Cristo disse sobre isso:"E em vão Me adoram,ensinando doutrinas que são preceitos de homens" (Mateus 15:9).
    Precisamos saber claramente o que a Bíblia ensina a respeito da volta de Jesus.Como em outros casos,também precisamos seguir o princípio da tota e sola Scriptura (topda e somente a Escritura) para fundamentar nossa crença sobre o assunto.
    Existem basicamente duas ideias populares a respeito da volta de Jesus.De acordo com a primeira,o retorno de Cristo ocorrerá em um unico momento e será presenciado por todos os habitantes da Terra.O evento será real,literal,visível e pessoal.A segunda compreensão divide o evento em dois momentos,com um intervalo de sete anos entre eles.Sendo que,no primeiro momento,Jesus viria secretamente e resgataria a sua igreja.Então,depois da grande tribulação (de sete anos),Jesus voltaria novamente de maneira gloriosa.
    Podemos resumir a segunda proposta da forma como segue:
   1- Jesus viria secretamente e arrebataria a igreja da Terra para o Céu.
    2- Ocorreira uma grande tribulação de sete anos para todos os que ficarem para trás.
    3- Surgiria o anticristo,que assumiria o governo do mundo.
    4- Ocorreria a batalha final (Armagedom)entre o anticristo e os judeus convertidos ao cristianismo.
    5- Então,seguir-se-ia a segunda vinda de Jesus com poder e glória.
    Resumidamente,é nisso que a maioria dos evangélicos acredita.Foi baseado nessa crença que se produziu uma série de livros de grande sucesso nos Estados Unidos,Left Behind ("Deixados para trás"),tem Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins.O sucesso da série foi tal que,pouco tempo depois,virou uma série de filmes veiculados nas salas de cinema de todo o mundo.O sucesso de Left Behind se deve a vários fatores,mas existe um elemtno que diferencia esse fenômeno de bilheteria de outros:ele se baseia em uma crença de milhões de cristãos.
    Por que há tanta confusão interpretativa a respeito da volta de Jesus?Talvez porque falte o claro estudo da Palavra de Deus.Embora seja popular e tenha conquistado as multidões,a crença no chamado arrebatamento secreto está longe de ser unanimidade no cristianismo.
    Causa estranhesa a muitas pessoas a ideia de que Jesus faria algo secreto,comportamento mais comum ao inimigo de Deus.Jesus sempre é vinculado ao conhecimento,luz,liberdade,salvação.Em nenhum momento nas Escrituras,Deus ou Jesus age de forma secreta.
    Veja o que o próprio Jesus diz a respeito de Sua vinda:"Porque,assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente,assim há de ser a vinda do Filho do Homem" (Mateus 24:27).O Apocalipse também nos esclarece acerca desse evento:"Eis que vem com as nuvens,e todo olho O verá" (Apocalipse 1:7).
    A analogia da segunda vinda de Jesus com um relâmpago que rasga o céu de leste a oeste e a declaração de João de que Jesus vai descre com as nuvens do céu não deixam margem para se imaginar um evento secreto.De fato,a Bíblia não abre nenhum espaço para a crença de que Jesus viria de maneira escondida e muito menos em duas fases.
    O evento da segunda vinda tem algumas características vem definidas.O retorno de Cristo será:
   1- Visível (Mateus 24:27; Apocalipse 1:7).
    2- Audível (1 Tessalonicenses 4:16).
    3- Glorioso (Mateus 16:27; Apocalipse 19:11-16).
    4- Pessoal e literal (Atos 1:9-11).
    5- Subito e inesperado  (Mateus 24:38,39).
    Parece que a lógica e a clareza da Palavra de Deus favorecem a crença da minoria nesse caso.Despois de tudo o que Jesus passou por amor de nós,sendo zombado,esbofeteado e crucificado,não será muito mais natural que Ele apareça de forma triunfante ao som de trombetas celestiais e diante dos olhos de todos os seres humanos?Calro que sim!Isso é muito mais natural e lógico do que uma segunda vinda de forma secreta.
    Os cristãos apostólicos tinham uma saudação especial que eles só usavam entre si.Conforme registrado em 1 Coríntios 16:22,a palavra era "Maranata".Esta expressão é cosntituída de dois termos aramaicos:Marana (nosso Senhor) e the (vem),e significa:"Vem,nosso Senhor!"Assim,a volta de Jesus era a saudação dos primeiros cristãos.Os apóstolos saudavam uns aos outros reafirmando essa esperança o tempo todo.
    O Deus revelado por meio das Escrituras declara ser luz,verdade,libertação.Ele revela a Si mesmo na pessoa de Seu Filho (João 14:9).Deus não deixa segredos nem realiza ações secretas.Pelo contrário,a Bíblia diz que "Certamente,o Senhor Deus não fará coisa alguma,sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos,os profetas " (Amós 3:7).Toda e qualquer ideia divina e todos os planos do Altíssimo são revelados a nós,Seus servos.A Bíblia,não há coerência em uma crença de que Deus aja secretamente.
    Considermos o chamado "arrebatamento secreto". Milhões de pessoas desaparecendo em todas as regiões da Terra instantaneamente.Haveria pavor e decepção por parte das pessoas que não fossem "abduzidas".Depois,elas teriam sete anos de tribulação,remoendo a perda de seus queridos e recebendo as pragas finais do juízo divino.No Armagedom.a ultima grande batalha,os judeus seriam perseguidos mais uma vez.Há tantas lacunas e incoerências nessa crença que admira o fato de tantos cristãos a defenderem.
    Isso acontece porque,infelizmente,a maioria das pessoas dizem crer na Bíblia não a investiga de fato.Por isso,essas pessoas acreditam em tudo o que se prega nos cultos como se fosse verdade pelo simples fato de ser pregado assim.
    Quando seguia em suas viangens missionárias,o apóstolo Paulo passou por várias cidades,dentre elas Tessalônica e Bereia.Cada povo reagiu de forma distinta aos ensinos dele.Os de bereia,por exemplo,foram considerados mais nobres que os de Tessalônica porque,depois de ouvir Paulo falar,corriam para as Escrituras a fim de examinar se,de fato,tudo o que ele falava estava de acordo com a Palavra de Deus (Atos 17:10,11).Antes de acreditar em qualquer doutrina ou pregação,devemos usar a Bíblia como árbitro capaz de julgar doutrina ou pregação,devemos usar a Bíblia como árbitro capaz de julgar todas as coisas.Isso é essencial porque nossa salvação está em jogo.
    Alguns textos são usados para apoioar a crença no arrebatamento secreto.O mais comum é Mateus 24:36 - 44.
    Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe,nem os anjos dos céus,nem o Filho,senão o Pai.Pois assim como nos dias de Noé,também será a vinda do Filho do Homem.Porquanto,assim como nos dias anteriores ao diluvio comiam e bebiam,casavam e davam-se em casamento,até ao dia em que Noé entrou na arca,e não o perceberam,senão quando veio o diluvio e os levou a todos,assim será também a vinda do Filho do Homem.Então,dois estarão no campo,um será tomado,e deixado o outro;duas estarão tragalhando num moinho,uma será tomada,e deixada a outra.Portanto,vigiai,porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.Mas considerai isto:se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão,vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.Por isso,ficai também vós apercebidos;porque,à hora em que não cuidais,o Filho do Home virá.
    Esses versículos revelam muitas coisas sobre a vinda de Cristo.Não há,porém,a possibilidade de sustentar a doutrina do arrebatamento secreto com base neles por várias razões.
    O texto indica a surpresa das pessoas diante da volta de Jesus e também seu despreparo espiritual para o evento.Nada aqui se refere a uma ação divina secreta.
   O exemplo dado por Jesus de que uma pessoa será levada e outra deixada é como uma figura de linguagem.Caso contrário,se o texto for entendido de forma literal,significa que metade das pessoas no mundo se salvaria e a outra metade não.Isso seria um fator limitador da graça de Jesus,o que é uma incoerência.Se o texto ainda for lido de forma literal,Jesus seria considerado um ladrão,uma vez que é comparado a um.
    Com toda certeza haverá um arrebatamento,mas nunca secreto.Isso é confirmado em 1 Coríntios 15:51 - 58 e 1 Tessalonicenses 4:13-18.
    Jesus passou um bom tempo falando aos discípulos a respeito dos sinais que antecederiam Seu retorno à Terra (Mateus 24; Marcos 13; Lucas 21).Ele recomendaria ao mundo vigiar e se preparar simplesmente para depois voltar de forma secreta,somente para alguns e não para toda a humanidade?Por acaso,quando veio a primeira vez,Jesus restringiu a graça e a salvação a uns poucos?Por que Ele faria isso em Sua segunda vinda?
    Na verdade,a Bíblia é muito clara quanto ao que ocorrerá nos ultimso dias e como será a segunda vinda de Cristo.Vejamos de forma didática e cronológica.
    Cristo revela os sinais que apontam para Seu breve retorno.
   1- Falsos cristos (Mateus 24:5).
    2- Guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6).
    3- Fome,doenças e terremotos (Mateus 24:7).
    4- Falsos profetas enganando pessoas desavisadas (Mateus 24:11).
    5- Multiplicação do pecado e esfriamento do amor (Mateus 24:12).
    6- O ultimo clamou ou o clamor da meia-noite (Mateus 24:14; Apocalipse 14:6-13).
    7- A grande tribulação que antecede a volta de Jesus (Mateus 24:15-25; Apocalipse 12:17; Apocalipse 16).
    Por ocasião da volta de Jesus,haverá duas classes de pessoas vivas:os justos e os ímpios.O foco não está em movimentos religiosos.A grande questão é quem guarda os mandamentos de Deus (Apocalipse 12:17)e quem adora a besta e sua imagem (Apocalipse 14:9).O mundo estará dividido só em dois grupos:os que seguem a Bíblia e,por isso,são considerados justos(Justificados pelo sacrifício de Jesus);e os que seguem os próprios pensamentos e filosofias,que são considerados inuustos (Não justificados,pois desprezam o sacrifício de Jesus).
    Quando regressar,Cristo ressuscitará os justos mortos e os levará para o Céu com os justos vivos (1 Cor4íntios 15:51-58; 1 Tessalonicenses 4:13-18).Os ímpios mortos permanecerão na sepultura e os ímpios vivos morrerâo ante o esplendor da glória do Filho de Deus (Apocalipse 6:14-16).Os remidos reinarão com Cristo no Céu por mil anos (Apocalipse 20).
    Após o milênio,Jesus voltará à Terra com os remidos na nova Jerusalém.Nesse momento,diante da cidade santa,ocorrerá a segunda ressurrei1ão (Apocalipse 20:6).Todos os ímpios vão ressuscitar,e haverá o ultimo julgamento.
    Então,ocorrerá o que a Bíblia chama de "estranho ato" de Deus (Isaías 28:21, ARC).Ele mandará descer fogo do céu e,semelhantemente ao que aconteceu no diluvio,os impenitentes serão destruídos.É o fim do pecado e dos pecadores.A maldade,Satanás e seus anjos serão aniquilados para sempre.Essa decisão,por mais difícil que seja para Deus,é justa.Todos tiveram inumeras oportunidades de arrependimento.Cada um colherá o que plantou em vida.
    Nesse contexto,a Bíblia apresenta um dos textos mais belos:Apocalipse 21:4 e 5:"E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima,e a morte já não existirá,já não haverá mais luto,nem pranto,nem dor,porque as primeiras coisas passaram.E Aquele que está assentado no trono disse:Eis que faço novas todas as coisas."
    Tudo será restaurado.A mesma Palavra eterna que criou o mundo vai renová-lo à perfeição original.A escritora Ellen G. White descreve esse clímax no livro O Grande Conflito (p. 678).
    O grande conflito terminou.Pecado e pecadores não mais existem.O universo inteiro está purificado.Uma unica palpitação de harmonioso jubilo vibra por toda a vasta criação.DAquele que criou emanam vida,luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito.Desde o minusculo átomo até ao maior dos mundos,todas as coisas,animadas e inanimadas,em sua beleza e perfeito gozo,declaram que Deus é amor.
    De uma coisa podemos ter certeza:ninguém será deixado para trás!Ninguém será esquecido,e Jesus nunca agirá secretamente,porque Ele é nossa esperança viva.Ele nos ama e,por isso,voltará visivelmente.Virá nos buscar e,conforme  prometeu,nos levará de volta para casa!
    "Aquele que dá testemunho destas coisas diz:Certamente,venho sem demora.Amé.!Vem,Senhor Jesus" (Apocalipse 22:20).
    Conheça melhor o livro da esperança:a Bíblia
    1- Que sinais apontam para a brevidade da volta de Jesus (Mateus 24:5-12).
    2- Jesus voltará de maneira visível (Mateus 24:27; Apocalipse 1:7).
    3- Como Ele virá? (Atos 1:9-11).
    4- O que acontecerá com os justos mortos por ocasião da volta de Jesus? (1 Coríntios 15:51-57).
    5- Como Jesus descreveu Sua segunda vinda? (Mateus 16:27).
    6- Com que finalidade Jesus diz que virá outra vez? (João 14:2,3).
    7- Que promessa é feita aos que esperam em Jesus?(Hebreus 9:28).
    8- Quantos anos passaremos no Céu com Jesus? (Apocalipse 20:4).
    9- Diante da morte e do luto,como podemos nos consolar? (1 Tessalonicenses 4:18).
    10- O que falta para Jesus voltar? (Mateus 24:14).
Esperança Viva